Retrospectiva 2020 — Jogos

Mahat’s blog
9 min readJan 2, 2021

Ao final de 2019 vi um amigo postando uma retrospectiva dos jogos que jogou no ano, com notas, tempo de cada jogo e vários stats muito legais, o que me incentivou a baixar o Gameplay Time Tracker pra conseguir saber quanto tempo eu joguei cada jogo (mesmo em plataformas que não mostram isso) e manter uma planilha com o tempo que gastei em cada jogo e as notas.

Então, segue minha review dos jogos jogados em 2020, dos melhores para os piores. Cada jogo tem o seguinte padrão:

Nome (número de horas) {quando joguei} [tag]

Em alguns casos eu não sei exatamente o número de horas porque não havia baixado o Gameplay Time Tracker ainda ou acabei deletando a informação daquele jogo sem querer.

Jogos que não têm data de término é porque eu imagino que vou continuar jogando (no caso de jogos online com data de término é porque abandonei eles mesmo).

As tags identificam se eu Terminei o jogo (fiz a história principal), fiz 100% do jogo (fiz tudo que tinha pra fazer, ainda que não tenha pego todos os achievements, considero como 100%), o jogo é Online ou se eu Desisti (no caso dos single players só).

Nota 5,0/5,0

Os jogos maravilhosos que marcaram 2020

Subnautica (41h 1m) {Junho} [100%]

A maior surpresa de 2020, não imaginei que iria gostar tanto desse jogo quanto realmente gostei. O modo como a história é contada através da exploração é incrível e me faz querer jogar Outer Wilds logo.

F1 2020 (95h 30m) {Agosto — } [Online]

F1 2020 — Mônaco na chuva é pra quem gosta de sofrer

Desde 2018 tenho acompanhado Fórmula 1 e esse, sem dúvida alguma, é o melhor jogo recente de F1. Ajuda bastante o fato de eu ter ganhado um teclado mecânico numa promoção esse ano e ter trocado o tal teclado por um volante pra jogos de corrida. Jogar F1 2020 no volante é uma experiência inigualável e certamente ainda devo jogar ele bastante em 2021.

Cyberpunk 2077 (114h 28m) {Dezembro} [100%]

Cyberpunk 2077- Só algumas das dezenas de screens que tirei desse jogo lindo demais

O hype do ano. Nunca antes eu tinha comprado um jogo na pré-venda,pago mais de R$100 num jogo oujogado um jogo no dia em que ele lançou. Com Cyberpunk fiz tudo isso. Sim, o jogo tem bugs, mas no PC ele rodou bem o bastante pra mim. Eu esperava um jogo de RPG de Ação com jogabilidade bastante similar a Witcher 3 em que eu pudesse me perder num lindo mundo aberto do gênero cyberpunk (do qual sou fã há anos), e foi exatamente isso o que eu encontrei nesse jogo. 114 horas depois e com 100% das quests feitas, saio extremamente satisfeito e já planejando fazer uma segunda jogatina em 2021 ou 2022 quando as DLCs tiverem sido lançadas.

Nota 4,5/5,0

Os que foram excelentes

Disco Elysium (32h 23m) {Janeiro} [100%]

Esse eu publiquei uma review aqui no Medium. Tem alguns pontos fracos, mas é um excelente RPG com foco em história que sabe usar muito bem do gameplay pra favorecer a história.

What Remains of Edith Finch (1h 46m) {Março} [Terminei]

Jogo tão longo quanto um filme que me surpreendeu muito com o gameplay extremamente variado e orientado à história. Uma aula de game design.

A Hat in Time (34h 10m) {Março — Abril} [Terminei]

A Hat in Time — Jogo que mais merecia uma review completa nessa lista, já que pouca gente conhece

Eu quase fiz uma review desse, mas aí bateu um desânimo e acabei desistindo. É um excelente plataforma 3D que não só homenageia os melhores jogos do gênero da década de 90, como traz o gênero pros dias de hoje fazendo várias coisas novas muito bem. Muito divertido, fofo e com uma DLC que deixa ele bem desafiante, recomendo demais pra quem gosta de jogos plataforma.

Nota 4,0/5,0

“Essa é da boa”

Hollow Knight (33h 35m) {Janeiro — Fevereiro} [Terminei]

Um excelente metroidvania, com algumas falhas maiores, mas que vale muito a pena jogar. Quase fiz 100%, mas as quests que faltavam levariam tempo demais só andando de lá pra cá no mapa (o que é um dos defeitos do jogo), e acabei abandonando.

Age of Empires 2: Definitive Edition (81h 50m) {Março — } [Online]

Age of Empires 2: Definitive Edition — 3x1 contra IA em mapa com água pode virar algo meio caótico

O primeiro dos jogos multiplayer aqui da lista que eu abracei graças à pandemia. Foi uma experiência muito boa jogar com um grupo de amigos, rolando até campeonatinho com pontuação pra ver quem era o melhor. O remaster tá lindo, com mecânicas novas, uma comunidade de jogadores muito ativa e vale muito a pena pegar pra quem gostava do antigo.

Guild Wars 2 (?) {2016 — } [Online]

Guild Wars 2 é o MMO que eu jogo desde 2016. Jogo por uns meses, paro, jogo mais uns meses, paro mais um tempo… Com a pandemia ele voltou, mas não joguei por tantos meses. Infelizmente, deletei sem querer o tempo dele no Gameplay Time Tracker e não sei quantas horas joguei espeficamente em 2020.

Minion Masters (31h 10m) {Maio — Junho} [Online]

O tipo de jogo que fica viciante muito rápido. As partidas são curtas, divertidas, a progressão vai acontecendo, e quando você menos vê lá se foram 2 horas jogando. Não que eu tivesse tanta coisa pra fazer lá em Maio, mas vi que esse jogo poderia sugar meu tempo rapidinho e achei melhor parar.

Unrailed (20h 18m) {Maio — } [Online]

Outro multiplayer que a pandemia trouxe. Jogo co-op MUITO divertido que desde Maio venho jogando com um grupo de amigos de infância. Espero continuar jogando ele em 2021 também.

Batman: Arkham Knight (42h) {Julho} [100%]

Esse tava na minha Steam numa categoria chamada “To play with a better PC”. Comprei ele há muito tempo, mas não rodava no meu note e deixei ali pra quando tivesse um PC decente. Como montei um PC em 2019, consegui jogar ele em 2020 e gostei bastante. As mecânicas de mundo aberto não funcionam lá tão bem, mas o combate é mt satisfatório e a história é bem legal pra quem é fã do Batman.

Divinity: Original Sin 2 (46h 34m) {Setembro — } [Online]

Mais um multiplayer que a pandemia trouxe. Esse fui convidado por amigos do cursinho pra montar uma party e jogar nas sextas à noite. A campanha ainda tá rolando (provavelmente não chegamos nem na metade ainda) e deve ter bastante jogatina em 2021.

Among Us (12h) {Agosto — Outubro} [Online]

O jogo que marcou o 2020 de milhões de pessoas. Esse não precisa de descrição.

Party Animals Demo (1h 30m) {Outubro} [Online]

Party Animals — Não se engane pela fofura, aqui é sangue no zóio

Apesar de ser só uma demo e ter jogado só por uma hora e meia, me diverti demais com Pary Animals e espero ansiosamente pelo lançamento oficial.

Nota 3,5/5,0

Bem na média

Nier: Automata (37h) {Janeiro} [Terminei]

Outro que fiz review aqui no Medium. Várias coisas boas, mas várias coisas ruins também.

F1 2018 (?) {2019 — Julho} [Online]

Joguei bastante ele no controle até comprar o F1 2020. É legal, mas o F1 2020 é bem melhor.

GTA V (91h 9m) {Fevereiro} [Terminei & Online]

Melhor que GTA IV, mas ainda não chega aos pés de GTA: San Andreas. O modo online é legal por algumas horas, mas enjoa bem rápido.

Kingdom Rush: Origins (26h 31m) {Abril — Maio} [100%]

Mais um da série Kingdom Rush, esse foi no arrasto pra terminar. Gosto muito da série, mas depois de 3 jogos sem mudanças significativas, começa a dar uma enjoada. É bem divertido, mas não sei se jogarei outros jogos da série quando saírem.

Garry’s Mod (21h 30m) {Julho — } [Online]

Outo multiplayer trazido pela pandemia, esse foi pra jogar com amigos da faculdade. Jogo barato, que roda em quase qualquer máquina e tem vários modos de jogo bem divertidos.

Trackmania 2020 (9h 57m) {Julho} [Online]

Conseguiram pegar o cerne do Trackmania Nations nesse jogo, que ficou muito legal. O único problema é o número pequeno de pistas (que são bem curtas), o que cansa meio rápido.

Halcyon 6 (20h 16m) {Julho} [Terminei]

Halcyon 6 — Fonte

Um indie de estratégia e combate em turnos muito charmoso e que vale menos que um salgado na padaria. Recomendo pra quem gosta de indies e de jogos de estratégia.

Destroy All Humans! Remake (16h 50m) {Agosto} [100%]

Definitivamente não vale o valor que tão pedindo. Fiz 100% em menos de 17 horas. É bem divertido, com momentos bem engraçados, mas sugiro fazer como eu e comprar no Pirate Bay.

Nota 3,0/5,0

Aqui a qualidade começa a ficar questionável

Two Point Hospital (?) {2019 — Janeiro} [Desisti]

Comecei 2020 jogando ele porque tava na vibe de jogos de Management. É bem legal, mas jogos de Management não são muito minha praia e cansei rapidinho dele.

Baba is You (?) {2019 — Janeiro} [Desisti]

O jogo que me fez ver que puzzles não são pra mim. Gameplay e game design geniais, mas não curti não.

Ape Out (1h 52m) {Março} [Terminei]

Curtinho, legalzinho, sem muito que falar dele. Bom pra jogar num fds pra dar uma relaxada.

Kingdom Come: Deliverance (94h 27m) {Abril — Maio} [Terminei]

Kingdom Come: Deliverance — Tinha tudo pra ser um excelente jogo, mas os bugs cagam com o jogo

Seria um 4,5/5,0 se não tivesse TANTO bug insuportável. Quem fala que Cyberpunk tá com muito bug devia jogar Kingdom Come, que mesmo depois de 2 anos ainda tem bug que zoa totalmente com a sua jogatina.

Fall Guys (48h 6m) {Agosto — Setembro} [Online]

Muito divertido de jogar com os amigos, mas que dá pra fazer um longo texto apontando suas várias falhas. Depois de algumas semanas jogando MUITO ele, saturei totalmente.

Euro Truck Simulator 2 (6h 25m) {Outubro — }

Euro Truck Simulator 2 — O legal era viajar pelas estradas ouvindo as rádios locais

Tinha comprado há anos em promoção e só instalei depois que chegou o volante. No volante, ele é bem legal de jogar, mas não chega nem perto da emoção de um jogo de corrida como F1 2020.

Elite: Dangerous (5h 5m) {Novembro} [Online]

Joguei um final de semana todo e já consegui enjoar. O grind é real.

Nota 2,5/5,0

Não curti

Nuclear Throne (1h 56m) {Março} [Desisti]

Percebi que Roguelikes não são pra mim.

Dauntless (1h 8m) {Março — Maio} [Online]

Baixei pra jogar com um amigo, fiz os tutoriais, mas acabei não animando em continuar sozinho.

Nota 2,0/5,0

Bem fraco

Night Call (5h 47m) {Junho} [Terminei]

Night Call — Fonte

O tipo de jogo “focado” em história que na verdade é só história e não tem gameplay nenhum. História é boa, mas gameplay é muito pobre.

The Hunter: Call of the Wild (2h 23m) {Junho} [Desisti]

Caminhe pela mata na esperança de caçar um bicho mas não cace nenhum porque o jogo é difícil e você é noob.

City Car Driving (45m) {Outubro} [Desisti]

Baixei pelo volante, mas é bem fraco.

Nota 1,5/5,0

Não gostei nem um pouco

Untitled Goose Game (1h 31m) {Janeiro} [Desisti]

Baixei por ver tanto meme online, esperando que o jogo fosse engraçado. No fim das contas, não achei nada divertido.

Overall stats

Total de horas jogadas: 982 horas

Considerando as horas dos jogos que não marquei, com certeza deu mais de 1000 horas de jogatina em 2020. Considerando que desde Março eu não saio de casa pra ver amigos, representa bem meus finais de semana em casa jogando com amigos ou mesmo sozinho. Espero que em 2021 esse número diminua e seja substituído por umas boas horas de socialização presencial.

Total de jogos: 36

Ranking de gêneros por tempo de jogo:

É, acho que eu gosto de jogo de mundo aberto…

--

--

Mahat’s blog

Game reviews and random texts. Às vezes textos em Português.