Propostas interessantes de Ciro Gomes #04 — Tecnologia no SUS

Proposta

P. 35 do Plano de Governo

A proposta tem alguns pontos que merecem atenção, a fim de evitar quaisquer maus entendidos:

tecnologias duras como leves — os famosos Hardware e Software, ou seja, tecnologia física (máquinas, equipamentos, etc.) e programas.

TIC — Tecnologias de Informação e Comunicação.

biotecnologia, nanotecnologia — pode-se observar que o interesse em ampliar a tecnologia no SUS vai além da mera gestão e da conveniência no atendimento. Pretende-se utilizar tecnologia médica de ponta. E aí você pode perguntar: de onde vai vir dinheiro pra investir em nanotecnologia no SUS? Na realidade, essa pergunta rende um texto juntando uma série de propostas do Plano de Ciro, mas já adianto que Ciro pretende incentivar a produção nacional de tecnologia para a saúde (P. 14 do Plano de Governo). Esse projeto envolve suas propostas de Economia, Saúde, Educação e Ciência.

mas também dos efeitos disruptivos — aqui, percebe-se atenção aos problemas que a tecnologia pode causar se mal implementada. Ainda que traga consigo muitos pontos positivos, as inovações tecnológicas também trazem problemas próprios consigo, de modo que essa atenção se faz essencial para o sucesso da proposta.

Porque é interessante

Sou um ávido defensor do uso de Ciência e Tecnologia em benefício da humanidade. Só isso já bastaria para considerar essa uma proposta interessantíssima.

Porém, também me chamou a atenção os detalhes nela contidos: o uso da tecnologia tanto na gestão quanto no tratamento (biotecnologia e nanotecnologia); atenção aos efeitos disruptivos causados pela tecnologia.

Esses detalhes parecem simples, talvez até banais. Mas, mais uma vez, Ciro mostra que entende do assunto e não faz propostas pautadas no senso comum.

Comparação

Marina

P. 7 (do PDF) do Plano de Governo

Marina também fala em investir tecnologicamente na melhoria do SUS, tanto na gestão quanto no atendimento. Um detalhe positivo de sua proposta é a atenção à publicização dos dados, detalhe não presente na proposta de Ciro (ainda que a dele foque em outros pontos).

Haddad

P. 29 do Plano de Governo

Comparada às propostas de Ciro e Marina para o tema, as propostas de Haddad são certamente as mais vagas e inconclusivas.

Convém comentar que, das duas páginas dedicadas a propostas para Saúde, meia página se resume em críticas ao governo Temer. Uma leitura rápida pode até dar a impressão de que o SUS só está em seu lamentável estado atual graças aos últimos dois anos.

Game reviews and random texts. Às vezes textos em Português.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store