Propostas interessantes de Ciro Gomes #02 — CNPq

Mahat’s blog
4 min readSep 13, 2018
Fonte

Primeira vez lendo um texto da série? Clique aqui e entenda a proposta.

Contexto

Caso você não saiba, o CNPq é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Achou que seria Conselho Nacional de Pesquisa? Bem, esse era o nome inicial, quando ele surgiu em 1951.

O CNPq é uma agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), [que] tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Para conseguir incentivar a produção científica e tecnológica no país, o CNPq trabalha principalmente com o oferecimento de bolsas e auxílios. O valor financeiro é oferecido principalmente para pessoas que desejam cursar mestrado e doutorado, que podem ser realizados não só no Brasil, como também no exterior. Atualmente, são cerca de 80 mil bolsistas em todo o país.

O vídeo institucional explica muito bem o que é e como atua o CNPq. Sugiro dedicar uns minutinhos pra assistir.

Vídeo Institucional CNPq

Porém, nem tudo são flores ̶n̶a̶ ̶v̶i̶d̶a̶ ̶d̶e̶ ̶J̶o̶s̶e̶p̶h̶ ̶C̶l̶i̶m̶b̶e̶r̶ para o CNPq: em 2019 ele sofrerá corte de 33% de seu orçamento, alertando para possíveis cortes de bolsas e investimentos.

Proposta

P. 26 do Plano de Governo

A proposta não poderia ser mais simples e direta.

De certa forma, parece uma proposta pouco clara, que não fala propriamente de como Ciro pretende investir em Ciência e em pesquisa. Mas é preciso ressaltar que, no Plano de Governo, propostas para Ciência são discutidas das páginas 26 a 28. São cerca de 16 propostas tratando do tema (da desburocratização da importação de insumos e equipamentos à criação de um plano nacional de ciência e tecnologia). Ainda que essa proposta possa não esclarecer muitas coisas, ela é só um elemento de um conjunto maior.

Mas não tome apenas minha palavra sobre o assunto, dê uma olhada no Plano de Governo, são só três páginas.

Porque é interessante

Como estudante universitário e bolsista, conheço há muito tempo o CNPq e sua importância para a pesquisa científica brasileira.

Tive colegas que só tinham condições de cursar a graduação graças à bolsa de iniciação à pesquisa científica fornecida pelo CNPq. Colegas que, inicialmente incentivados pela bolsa, se apaixonaram pela pesquisa científica e, após a graduação, partiram para mestrado e doutorado.

Ver o CNPq presente no Plano de Governo de um candidato me mostra que esse candidato também compreende seu valor e que dá à Ciência sua devida importância, para além do discurso vazio e as afirmações de senso comum. Me mostra que o candidato sabe do que está falando.

Comparação

Sendo a proposta bastante específica, vou comparar com o Plano de Governo dos outros quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas, sem me aprofundar na comparação. Em outras palavras, não vou pesquisar no Google o que cada candidato diz sobre Ciência ou CNPq, me limitando ao que dizem nos Planos de Governo.

Alckmin

Os termos “CNPq” e “ciência” não constam no plano de governo do candidato. Que vergonha.

Bolsonaro

O termo “CNPq” não consta no plano de governo do candidato.

Quanto a “ciência”, as páginas 48 e 49 do Plano de Governo do candidato tratam do tema. Destaco dois trechos:

P. 48

Esse trecho indica posicionamento contrário do candidato em relação ao CNPq e demais instituições “comandada[s] de Brasília e dependente[s] exclusivamente de recursos públicos.”

P. 49

O candidato e sua equipe parecem desconsiderar totalmente a pesquisa num âmbito mais teórico, de áreas como Matemática ou Filosofia, visto que, para tais áreas, não é natural a proximidade de um pesquisador de uma empresa. Além disso, o texto sugere que pesquisas que não tenham aplicabilidade imediata na economia produzem “conhecimento estéril”, o que também demonstra sério desconhecimento sobre vários ramos de pesquisa científica.

Marina

O termo “CNPq” não consta no plano de governo da candidata.

A página 14 (do PDF) do Plano de Governo da candidata fala sobre Ciência. Boa parte do texto fala de fatos e não de propostas, mas, dentre as propostas presentes, a elevação dos investimentos em pesquisa e inovação a 2% do PIB.

Lula/Haddad

(sim, eu sei que Lula não é mais o candidato do PT, mas não consegui encontrar um Plano de Governo do Haddad. Parto do princípio que é o mesmo Plano de Lula)

O termo CNPq aparece na página 41 do Plano de Governo do candidato, na seção dedicada a Ciência, Tecnologia e Inovação.

P. 41

Percebe-se no texto o conhecimento acerca do papel de diversos fundos e instituições ligadas à pesquisa científica. É, claramente, o Plano de Governo de um partido que esteve mais de 14 anos na presidência.

Pode-se questionar, todavia, o que é que se propõe de novidade ao setor, que já não foi feito de 2002 para cá. Das outras 3 propostas presentes na seção mencionada, uma fala de modo vago na “Remontagem do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, outra fala da recriação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (hoje ligado ao Ministério de Comunicações) e a última, de um plano para ampliar o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento para 2% do PIB até 2030.

--

--

Mahat’s blog

Game reviews and random texts. Às vezes textos em Português.